
UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A UMBANDA

É considerado fato, por inúmeras pesquisas e depoimentos que em 15 de Novembro de 1908, na cidade de Niterói - estado do Rio de Janeiro - ocorreu o marco "fundador" da religião de Umbanda. O jovem Zélio Fernandino de Moraes incorporava o Caboclo das Sete Encruzilhadas em uma sessão de espiritismo kardecista e, após diversos protestos e reprimendas pelo teor das abordagens da entidade manifestada, anunciou que no dia seguinte à casa de seu "aparelho" fundaria um novo culto para dar voz a uma grande parcela da espiritualidade renegada nos círculos espiritualistas convencionais e então estabelecidos. No dia seguinte, o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou um conjunto de proposições que norteariam a recém chegada "Umbanda" no plano terreno, batizando aquela casa de Tenda Esprírita Nossa Senhora da Piedade. Na mesma noite manifestou-se também o preto-velho "Pai Antonio", e logo na em sua primeira manifestação incorporou elementos materiais característicos da religião: A Guia, toco ou banco e o cachimbo.
Algum tempo depois, o caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou que havia recebido a incumbência do astral superior para expandir a Umbanda com mais sete Tendas. As novas tendas, teriam a supervisão espiritual direta do Caboclo das 7 Encruzilhadas.
BENJAMIM GONÇALVES FIGUEREDO
Em 1920 no Rio de Janeiro, o médium Benjamin Gonçalves Figueiredo (26/12/1902 - 03/12/1986), teve a primeira manifestação de uma Entidade que identificou-se como Caboclo Mirim. Durante os primeiros anos de sua ligação com a Umbanda, Benjamin foi auxiliado no seu desenvolvimento pelo médium Zélio Fernandino de Morais. O Caboclo Mirim vinha com a finalidade de criar um novo núcleo de crescimento para a Umbanda e assim, toda a família do médium foi chamada a participar. Eram ao todo 12 pessoas que deram início em 1924 ao que foi chamada a Seara de Mirim. Após 18 anos, em 1942, foi fundada a Tenda Espírita Mirim, à rua Sotero dos Reis, 101, Praça da Bandeira; hoje Avenida Marechal Rondon nº 597 - Rio de Janeiro. Ainda sob a orientação dessa entidade, em 05 de outubro de 1952, deu-se a fundação do Primado de Umbanda (Hoje me dia sem ligação com a T.E.M.) , uma das primeiras federações umbandistas do Brasil, criada para difundir e estimular o estudo da religião de Umbanda e dos seus reais ensinamentos.
Hoje, a tenda espíritca mirim, uma organização religiosa sem fins lucrativos, contem 12 filiais e aproximadamente 4000 (quatro mil) médiuns, sobre o comando geral do nosso Presidente, Sr. Mirim Paulini Figueiredo, e de nossa Vice-Presidente, Sra. Janaina Figueiredo.
PRIMADO DE UMBANDA
A fundação do Primado de Umbanda ocorreu na Cidade do Rio de Janeiro - Brasil onde tem sede, em 05 de outubro de 1952, como uma Organização Federativa Nacional de caráter religioso e iniciático, sem fins lucrativos, tendo por finalidade estimular o estudo da religião de Umbanda e a difusão e defesa dos seus reais ensinamentos, dar formação sacerdotal e iniciática aos Comandantes Chefes de Terreiro das Instituições Federadas e Simpatizantes do Primado de Umbanda, bem como, divulgar estudos e pesquisas atinentes a Tradição Umbandista.
O Primado de Umbanda foi ideado pelo Caboclo Mirim e posto em prática pelo seu aparelho o saudoso médium C.C.T Srº Benjamim Gonçalves Figueiredo, o maior propagador e defensor da Umbanda no Brasil, que introduziu pela primeira vez a Escola de Formação Iniciática do 1º ao 7º Grau, usando a terminologia da língua “Nheêngatú” da nossa Raça Raiz - a Raça Tupy - para identificar os respectivos graus de evolução espiritual, resgatando assim através da Escola do Primado de Umbanda os fundamentos esotéricos da Grande Lei de Umbanda.
GRAUS MÉDIUNS
7º Grau CCT – (Comandante Chefe de Terreiro)
6º Grau SCCT – (Sub Comandante Chefe de Terreiro)
5º Grau CT – (Chefe de Terreiro)
4º Grau SCT – (Sub Chefe de Terreiro)
3º Grau T – (Terreiro)
2º Grau B (Banco)
1º Grau I (Iniciando)
Aos Guias espirituais que se manifestam (caboclos, pretos-velhos, crianças), também é atribuída uma graduação:
GRAUS GUIAS
7º Grau Morubixaba
6º Grau Abaréguassú
5º Grau Abaré
4º Grau Abarémirim
3º Grau Bojáguassú
2º Grau Bojá
1º Grau Bojámirim
O significado em Tupy da terminologia usada para identificar o grau das entidades espirituais é o seguinte:
7º Grau – Morubixaba – palavra de origem Tupy que corresponde à “Chefe das Tribos Indígenas Brasileiras”.
6º Grau – Abaréguassú – palavra de origem Tupy que significa “Homem mais elevado – Bispo”.
5º Grau – Abaré – palavra de origem Tupy que significa “Missionário – Homem de Cristo – Homem Diferente – Um Padre”.
4º Grau – Abarémirim – palavra de origem Tupy que significa “Sacerdote Menor”.
3º Grau – Bojáguassú – palavra de origem Tupy que significa “discípulo, súdito de nível considerável, nível maior”.
2º Grau – Bojá – palavra de origem Tupy que significa “discípulo, súdito, servo de nível médio”.
1º Grau – Bojámirim – palavra de origem Tupy que significa “discípulo, súdito, neófito, iniciante, discípulo novo – pequeno, novo”.
Ao Comandante da Organização é atribuída a denominação de PRIMAZ DE UMBANDA, cargo hoje ocupado pelo médium José Ricardo Ribeiro (centro da imagem). O Primaz, quando incorporado por sua entidade espiritual, recebe o nome de TUPIXABA, termo indicativo do chefe das tribos tupys, a quem compete todas as ordenações sacerdotais dos novos Comandantes Chefes de Terreiro, além da orientação doutrinária e ritualística.
O Primado possui ainda, o cargo de Vice-Primaz, hoje aos cuidados da Srª. Darlene G. Ribeiro (a direita da imagem), a quem compete substituir o Primaz em suas ausências e/ou impedimentos e o 2º Vice- Primaz Sr. Valdir Pereira(a esquerda da imagem).
As tendas que seguem a doutrina do Primado de Umbanda adotam os princípios deixados pelo Caboclo Mirim. Tudo é feito com simplicidade, muita disciplina, amor ao próximo e respeito mútuo. No congá, via de regra, somente a imagem de Oxalá (Jesus). Os médiuns trabalham uniformizados, usualmente sem guias. As sessões de caridade incluem preces e curimbas próprias de preparação do ambiente, chamada dos guias e de correspondência ao orixá celebrado, tudo de acordo com a liturgia da Escola.
Todas as sessões têm horário de início e de término, pois o Caboclo Mirim afirmava que todos deviam respeitar as Leis da Terra. Dizia ele que os médiuns estão sujeitos a horários, em virtude de seus trabalhos e compromissos, portanto não podem se submeter a espíritos com pouca disciplina.
A eficácia da Escola do Primado de Umbanda se traduz na solidez das Tendas e Terreiros que adotaram sua doutrina.
Contato
Rua Vladimir Jorge, 462 - Mooca Alta
CEP 03178-120 - São Paulo - SP
(11) 9.7390.9075
caboclo.yacomani@gmail.com
COMO CHEGAR:
->Iniciando no metro Belém, caminhe até o terminal de ônibus lado sul;
->Embarque no ônibus 3053-10 - Jd. Itápolis;
->Desca na rua Siqueira Bueno, 2.128 (em frente a escola estadual Plínio Barreto);
->Caminhe até a rua Fernando Falcão e vire a esquerda;
-> Ande três quarterões e a rua Vladimir Jorge, 462 estará a sua direita.
->Iniciando no shopping metro Tatuapé, caminhe até o Terminal Tatuapé - Sul;
->Embarque no ônibus 4726-10 - Mooca (Plataforma D);
->Desca na rua Fernando Falcão, 378 ( próximo ao Supermercado Extra e a pista de patinação Roller Jam);
->Siga na mesma rua por mais dois quarterões e a rua Valdimir Jorge, 462 estará a sua esquerda (terá um açougue na esquina).
O Caboclo Yacomani dentre os seus vários ensinamentos sempre dava ênfase a um:
" Neste terreiro não importa a quantidade e sim a qualidade".